Biografia do Prof. Luciano Monteiro de Castro

O Professor Luciano prefere ser apresentado pelas "palavras de seus alunos", por serem os que mais bem o conhecem como profissional. Mesmo assim, para os interessados, segue uma biografia tradicional.

Biografia

Luciano Guimarães Monteiro de Castro leciona Matemática na Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Rio de Janeiro – RJ, no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) realizado duas vezes por ano no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e em diversos programas de treinamento para Olimpíadas de Matemática, como por exemplo nos colégios ETAPA (São Paulo), pH (Rio de Janeiro) e Sistema ELEVA (Rio de Janeiro).

É membro da Comissão Nacional de Olímpiadas de Matemática da SBM, sendo corresponsável pela elaboração das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) tendo contribuído com diversos problemas originais. Corresponsável pela seleção, treinamento, acompanhamento e liderança das equipes brasileiras participantes de olimpíadas internacionais. Foi Coordenador Chefe da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) realizada no Brasil em 2017. Foi líder da delegação brasileira na IMO em 2006, 2008, 2012 e 2015, sendo também coordenador de correção IMO de 2013, na Colômbia.

Foi um dos fundadores do Sistema ELITE de Ensino, rede de ensino que começou com uma unidade de menos de 500 alunos em Madureira no ano de 1999 e chegou a cerca de 12 mil alunos em 2013, ano em que deixou a rede. No Sistema ELITE, foi sócio-diretor e professor, com atuação principal na área de ensino, incluindo liderança da equipe de coordenadores e professores. Professor das turmas IME-ITA, Ensino Médio e de treinamento para Olimpíadas de Matemática.

Anteriormente, foi professor de Matemática nos cursos de Economia e Adminsitração da FGV, do colégio e curso Impacto, no Rio de Janeiro, e do Colégio e Curso ETAPA, em São Paulo, além de sócio-Fundador da Uqbar Educação e Informação Financiera Avançada, na qual exerceu de instrutor de cursos e workshops sobre securitização, liderança no desenvolvimento de ferramentas de análise e estruturação de operações de securitização e banco de dados desse tipo de operações.

Obteve sua formação acadêmica em Matemática na EMAp-FGV, PUC-Rio, Universidad de Valladolid - Espanha, e University of Toronto - Canadá.

Como aluno, foi premiado com uma bolsa especial do Ministério de Educação e Ciência da Espanha devido à medalha de ouro conquistada na V Olimpíada Ibero Americana de Matemática, realizada em 1990, na Espanha. Também representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática em Beijing, China.

Palavras de alguns alunos sobre o Professor Luciano:

Danielle Aguiar de Araújo - Engenheira Mecânica-Aeronáutica formada pelo ITA:

"É incalculável a influência que os três anos de convivência que tive com o Luciano têm em minha vida até hoje. Acho que nem ele imagina o quanto de vida ele deixava sair de si mesmo na frente daquela sala de aula. Era muito mais que matemática, era vida. Ele se doava e que sorte eu tive de estar ali para receber tudo aquilo.  Nunca vou esquecer essa atitude dele: confiar. Que atitude valiosa! Quantos hoje em dia são capazes de confiar em alguém e demonstrar essa confiança tornando os sonhos dessa pessoa seus sonhos e se importando em ajudar a torná-los reais? Se todos tivessem ao seu lado pessoas assim como ele, a caminhada para os sonhos da vida de cada um seria mais fácil e mais cheia de aprendizado."

Rodrigo Barcellos - Engenheiro formado pelo IME:

"Se tivesse que citar um nome de uma pessoa que ajudou a mudar minha vida, não tenho dúvidas de quem seria, Luciano Castro. Não só pela matemática, que não tenho medo de errar ao dizer, que foi o melhor professor de Matemática que já tive, o único que conseguia misturar didática, amor pelo que estava ensinando e um conhecimento indiscutível."

Bruno Vieira - Engenheiro formado pelo ITA:

"Acredito que o Luciano é uma pessoa vocacionada para desvendar o melhor das pessoas que estão à volta dele. Ele se importou em enxergar o meu melhor e acreditar que eu era capaz. (...) O mais impressionante para mim foi perceber que o gesto dele não veio acompanhado de cobrança. O Luciano decidiu acreditar em mim e me deu espaço livre para eu mostrar, até para mim mesmo, quem eu era, o meu potencial de verdade."

Rafael Mendes de Oliveira - Matemático formado pelo MIT (EUA) e PhD em Princeton (EUA):

"Um líder e mestre através do exemplo, o Luciano me ajudou profundamente não só em minha formação acadêmica mas também na formação do meu caráter.
(...)
Sempre extremamente bem preparado para as suas aulas e com um carisma fora do comum, ele nos encorajava a resolver vários problemas que nós achávamos difícil ou fora do nosso alcance, nos ensinando que nós devemos lutar para resolver o problema, ao invés de desistir ao primeiro sinal de fracasso em nossa tentativa. A facilidade e destreza com que ele nos ensinava conceitos sofisticados e teoremas extremamente complexos me deu um embasamento técnico enorme, assim como um sentimento de confiança nas técnicas que eu aprendi com ele. Do jeito que ele ensina, eu saía das aulas na maioria das vezes confiante e extremamente animado e interessado em investigar mais as técnicas que ele nos ensinava."

Illan Feiman Halpern - graduando do MIT (EUA):

"a aula dada pelo Luciano sobre `O infinito e outras coisas estranhas' foi uma das mais marcantes de minha vida, naquela aula pude notar características do Luciano que veria muitas vezes depois, e perceberia serem parte de sua personalidade. Seu entusiasmo e energia demonstram seu amor por ambos, a matemática e o ensino. Sempre estimulando a participação dos alunos, ele contribui para um aprendizado pleno e eficiente. Sua organização clara e articulada de idéias é produto do esforço e dedicação que ele imprime as suas aulas. (...) Ele acredita piamente na capacidade de todos os seres humanos, e se esforça para contribuir para que essa capacidade possa ser utilizada em todo seu potencial."


Walter Leal Junior:

""(...)Verificando o site não pude deixar de notar parte destinada a pequeno depoimento de ex-alunos do Professor Luciano. Desta forma, ainda que não tenha sido solicitado ou sugerido o envio de novos, portanto peço desculpas pelo atrevimento, tomei a liberdade de escrever este pequeno texto diante da vasta capacidade do Professor, como forma de parabenizá-lo pelos serviços prestados ao longo de sua brilhante carreira e agradecê-lo pelos conhecimentos adquiridos enquanto na condição de seu aluno no Colégio Impacto Tijuca. Sintam-se a vontade para publicá-lo ou não.

(...) As qualidades técnicas eu certamente não conseguiria descrevê-las de forma tão satisfatória ou abrangente, tal qual os depoimentos anteriores. No entanto, é possível falar sem receio de errar que o Professor Luciano está inserido no rol dos melhores e mais bem preparados professores da atualidade, com sua larga experiência e indubitável capacidade foi e está sendo capaz de fazer a diferença de forma ampla no ensino da matemática. Conheci-o em 1991, ele recém saído de uma Olimpíada Internacional e como de costume cheio de ideias brilhantes para ajudar-nos a compreender melhor as diversas nuances da matemática, esforçava-se já naquela época para associar os problemas teóricos as situações práticas e desta forma mitigar sobremaneira as dificuldades encontradas em suas soluções. Além de tantas qualidades era inegável perceber a humildade e boa vontade no contato conosco, até porque sempre tivemos nele um exemplo a ser seguido, suas vitórias nos inspiravam e comparativamente era como se estivéssemos tendo aula de direção com o melhor piloto de fórmula 1. Desta forma, ainda que nós, ex-alunos, colegas de profissão, amigos ou parentes, tentemos descrever de que forma fomos influenciados por ele estaremos sempre sendo incompletos, pois sua participação foi bem além do conhecimento educacional e está demonstrada de maneira inequívoca nas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo em suas atitudes diante de alguma dificuldade intelectual."